BAHIA


Governador decreta luto de três dias por morte de Mãe Carmen

'Representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana', destacou Jerônimo em referência às contribuições da Ialorixá para o estado da Bahia

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O governador Jerônimo Rodrigues decretou nesta sexta-feira (26) luto oficial de 3 dias, após a morte de Mãe Carmen na madrugada de hoje. A Ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, tinha 98 anos e morreu depois de um período de internação para tratar uma forte gripe.

Por meio das suas redes sociais, o governador prestou solidariedade aos familiares e amigos da religiosa, destacando as contribuições de Mãe Carmen para o estado da Bahia. “Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”, pontuou Jerônimo.

Mãe Carmen Oxalá deixa duas filhas, três netos e quatro bisnetos. Como Ialorixá e filha de Mãe Menininha do Gantois, a religiosa deixa uma grande legado, com família de filhos e filhas de santo, espalhados pelos terreiros da Bahia.