BAHIA


Feira de Santana: Coelba recupera 500 mil kWh durante operação de combate furto de energia

Durante a ação, uma academia de alto padrão e três frigoríficos foram flagrados com ligações clandestinas

Foto: Divulgação/Coelba

Uma academia de alto padrão e três frigoríficos em Feira de Santana (centro-norte da Bahia) foram flagrados com ligações clandestinas detectadas durante uma operação da Neoenergia Coelba, realizada no último mês, para combater o furto de energia em unidades comerciais. A ação garantiu a recuperação de cerca de 500 mil quilowatts/hora — energia suficiente para abastecer 10 mil residências por 15 dias.

A força-tarefa teve como foco garantir a segurança da população, já que as ligações irregulares são feitas por profissionais não qualificados, além de combater o comércio desleal, visto que os estabelecimentos fraudadores obtêm vantagem indevida. “Essas unidades precisaram pagar pelo consumo não medido, com aplicação de multa e juros, e os proprietários poderão responder a inquérito policial. Furtar energia não compensa”, afirmou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

Além dos riscos à segurança, o furto causa sobrecarga nas redes, podendo provocar interrupções no fornecimento de energia em bairros e cidades. A empresa reforça que a prática é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão. A população pode ajudar denunciando fraudes de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site www.neoenergia.com/bahia.