BAHIA


EXPOSIBRAM 2025: Garimpeiros recebem certificados do programa Garimpo Legal

CBPM e Setre qualificaram mais de 120 trabalhadores com foco em sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Foto: Jefferson Peixoto/Divulgação/CBPM

 

Mais de 120 garimpeiros dos municípios de Novo Horizonte, Ibitiara e Santaluz receberam, nesta terça-feira (28), os certificados do curso “Garimpo Legal: Formação para o Desenvolvimento Sustentável da Atividade Garimpeira”, durante a EXPOSIBRAM 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador.

O programa, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem o objetivo de profissionalizar e regularizar a atividade garimpeira, aliando desenvolvimento social e preservação ambiental.

O presidente da CBPM, Henrique Carballal, destacou o papel do curso na valorização dos trabalhadores. “O garimpeiro é um profissional que sofre preconceito e nunca teve políticas públicas efetivas. Nosso objetivo é qualificá-lo, garantindo segurança, saúde e respeito à natureza”, afirmou.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, reforçou que a formação prioriza a segurança no trabalho e o cumprimento da legislação ambiental. “A atividade deve ser feita com responsabilidade, respeitando as normas e garantindo o sustento das famílias envolvidas”, disse.