BAHIA


Estudo aponta que Bahia deve ter 40% da população idosa até 2070

Conferência discute políticas para garantir qualidade de vida aos idosos

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

 

A Bahia deve enfrentar uma grande transformação demográfica nas próximas décadas. Projeções do IBGE indicam que, até 2070, quatro em cada dez baianos terão 60 anos ou mais. Atualmente, o estado tem mais de 2,3 milhões de pessoas idosas e concentra o maior número de centenários do país.

O tema foi destaque na abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (16), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.

Jerônimo destacou a importância do debate para definir políticas públicas que garantam qualidade de vida aos idosos. “É sinal de que estamos vivendo mais. Agora, precisamos garantir que esses anos sejam vividos com dignidade”, afirmou.

Roberta Santana apresentou avanços da rede estadual, como o Hospital Ortopédico, que já realizou mais de 160 mil atendimentos, e o Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos, primeiro público do Brasil voltado exclusivamente a esse tipo de atendimento.

Durante o evento, o governador autorizou a compra de um novo aparelho de densitometria óssea para o Creasi, investimento de R$ 430 mil. Ele também assinou um termo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar projetos de cuidado a pessoas com demência e desenvolver um aplicativo gratuito de reabilitação física e cognitiva.