BAHIA


Estado lidera ranking com mais facções criminosas no Brasil

Levantamento aponta presença de 17 grupos no estado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

A Bahia é o estado com maior número de facções criminosas no Brasil, segundo levantamento publicado neste domingo (10) pelo jornal O Globo. O estudo identificou 17 grupos atuando no território baiano, seguida por Pernambuco (12) e Mato Grosso do Sul (10).

O levantamento foi feito com base em dados de secretarias estaduais de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Ministérios Públicos. No total, 64 facções estão em atividade no país, sendo 12 com presença em mais de um estado e 52 com atuação local.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) está presente em 25 estados, enquanto o Comando Vermelho (CV) atua em 26, ambos com alcance nacional. Eles só não operam no Rio Grande do Sul, onde grupos locais como Bala na Cara (BNC) e Os Manos predominam.

Na Bahia e em Pernambuco, a disputa por território é marcada por várias facções locais. Já o Mato Grosso do Sul concentra a atuação de grupos vindos de outros estados, devido à rota do narcotráfico pela fronteira com Paraguai e Bolívia.

A presença de facções estrangeiras no Brasil é rara, com exceção do grupo venezuelano Tren de Aragua, identificado em Roraima. O Rio de Janeiro é o principal exportador de organizações criminosas, além do CV, com o Terceiro Comando Puro (TCP) e os Amigos dos Amigos (ADA) atuando em outros estados.