BAHIA


Encontro reúne secretários de seis estados para impulsionar desenvolvimento do MATOPIBA e SEALBA na Fenagro 2025

Acordos marcam o início de um plano de ações que irão integrar políticas

Foto: Darlan Nunes / Seagri

 

A Fenagro 2025 será cenário de um movimento estratégico para o desenvolvimento e futuro da agropecuária na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia). Nesta terça-feira (2), a partir das 15h, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promove, no Parque de Exposições de Salvador, um encontro entre os secretários de agricultura dos seis estados para formalizar dois inéditos termos de Cooperação Técnica. Os acordos marcam o início de um plano de ações que irão integrar políticas, potencializar investimentos e consolidar essas fronteiras agrícolas como referência nacional em inovação e sustentabilidade.

Liderando a iniciativa, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, explica que os acordos representam um marco para as duas regiões, com a proposição de um modelo mais integrado, moderno e sustentável de desenvolvimento. “Essa cooperação é fruto de uma intensa articulação entre os estados para que possamos avançar de forma coordenada, fortalecendo nossas cadeias produtivas, com inovação e garantindo que o crescimento destas duas fronteiras agrícolas, MATOPIBA e SEALBA, gere oportunidades reais para as famílias que vivem e produzem nesses territórios”.

O primeiro termo, voltado ao MATOPIBA, formaliza a criação de um Plano Interestadual de Desenvolvimento com os principais eixos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas, incentivo à novas tecnologias e ampliação dos mercados consumidores, nacionais e internacionais. Também envolve ações de desenvolvimento socioprodutivo sustentável, alinhadas ao Plano ABC+, estimulando práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, uso racional dos recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.

O segundo termo será firmado às 16h, entre os estados que compõem o SEALBA, com foco em ações conjuntas nas áreas de sanidade agropecuária, logística, práticas sustentáveis e fortalecimento da cadeia produtiva do citrus.

MATOPIBA 

Na Bahia, abrange 30 municípios, localizados no cerrado, oeste do estado. se destaca na produção de grãos e fibras, a região tem se mostrado altamente produtiva para diversas culturas, como soja, milho, algodão, feijão, entre outros. Além disso, o clima tropical favorece o cultivo o ano todo, o que possibilita a diversificação das lavouras.

SEALBA 

A parte baiana do Sealba é composta por 28 municípios localizados no nordeste do estado que abrigam condições de solo e clima propícios para a produção agrícola, com destaque para a cadeia produtiva do citrus em localidades como Rio Real e Inhambupe, maiores produtores de laranja do nordeste brasileiro.

Serviço

Evento: Assinatura dos termos de cooperação com estados do MATOPIBA e SEALBA
Data: 2/12/2025
Horário: A partir das 15h
Local: Pavilhão do Governo na Fenagro 2025 – Parque de Exposições de Salvador