BAHIA


Abastecimento de água em Salvador e 12 municípios está sendo retomado, diz Embasa

Obras de manutenção mobilizaram cerca de 500 profissionais e demandou um investimento de R$ 1,5 milhão

Foto: Divulgação/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou nesta quarta-feira (6) que o fornecimento de água começou a ser retomado na manhã de hoje em Salvador e outros 12 municípios da região metropolitana e do Recôncavo, após a conclusão das obras de manutenção no sistema de abastecimento. A operação mobilizou cerca de 500 profissionais e demandou um investimento de R$ 1,5 milhão.

Segundo a empresa, 48 das 50 frentes de serviço foram finalizadas ainda na noite de terça-feira (5), como previsto. Já as duas frentes restantes, de maior complexidade, foram concluídas hoje, permitindo a reativação de todo o sistema.

De acordo com a diretora de Operações da Embasa na RMS, Joana Rolemberg, a retomada do abastecimento é gradual e pode levar até 48 horas para atingir plenamente todas as áreas. “Diferente da energia elétrica, a água precisa percorrer quilômetros de rede até chegar às casas. É um processo técnico, que precisa ocorrer de forma controlada para evitar vazamentos e outras ocorrências”, explicou.

Imóveis em áreas mais baixas ou próximos aos reservatórios são os primeiros a ter o serviço restabelecido. Já residências em regiões elevadas ou nas extremidades da rede podem ter o fornecimento normalizado com mais demora. Por isso, a Embasa alerta que a população mantenha o consumo consciente da água nesse período. “Monitoramos tudo em tempo real para garantir a segurança do processo”, afirmou Joana.

Durante esse período, a Embasa continuará oferecendo abastecimento alternativo por meio de carros-pipa, com prioridade para hospitais e unidades de saúde.

A manutenção afetou o fornecimento em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.