BAHIA


‘Elaborada por policiais para policiais’, diz Werner sobre novo Código de Ética dos militares

Proposta foi enviada por Jerônimo à Assembleia Legislativa e foi criticada por oposicionista

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

Marcelo Werner disse enxergar que o Código de Ética e Disciplina dos Militares da Bahia (Cedim) é necessário porque até então não há um documento que unifique todos os padrões de conduta do setor.

“Foi elaborada por policiais e bombeiros para policiais e bombeiros”, disse o secretário estadual de Segurança Pública em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), durante lançamento de ação do governo no Jardim de Alah.

A proposta foi enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e recebeu críticas do deputado federal Capitão Alden (PL-BA).

“Nós não somos contra a punição de militares que eventualmente cometem desvios de conduta, mas as regras precisam ser claras, justas e respeitar direitos e garantias fundamentais”, disse Alden.

Atualmente, os militares da Bahia seguem normas definidas pelo Estatuto dos Policiais Militares do Estado, instituído pela Lei 7.990, de 2001. Embora contenha aspectos disciplinares, a atual legislação não tem um Código de Ética e Disciplina.