BAHIA


Doze postos de combustíveis são autuados por irregularidades no sul da Bahia

Fiscalização encontrou bombas defeituosas, vazamentos, máquinas irregulares e produtos fora das normas

Foto: Divulgação

 

Uma força-tarefa da operação Combustível Legal autuou 12 postos de combustíveis por irregularidades no sul da Bahia. A ação, realizada entre os dias 21 e 25 de julho, fiscalizou 72 estabelecimentos nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença.

A operação tem como objetivo garantir a qualidade e a quantidade correta do combustível fornecido ao consumidor.

Entre as principais infrações encontradas estão bombas que forneciam menos combustível do que o registrado no visor, bicos com defeito ou vazamentos, lacres de segurança violados, produtos vencidos ou sem preços visíveis, além da ausência de informações obrigatórias, como a placa de tributos, a razão de valor entre os preços e o Código de Defesa do Consumidor.

Três postos também foram flagrados usando máquinas de cartão não vinculadas ao CNPJ da empresa — prática que pode configurar evasão fiscal. A operação identificou ainda casos de atraso no pagamento da taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).

Denúncias sobre postos suspeitos podem ser feitas por meio do Disque Denúncia Bahia, pelos números (71) 3235-0000, em Salvador e Região Metropolitana, ou 181 para o interior do estado.