BAHIA


Confronto entre indígenas e assentados deixa dois mortos e um ferido em Itamaraju

Violência ocorreu durante tentativa de retomada de área na Terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal

Foto: Polícia Militar da Bahia

 

Um confronto entre indígenas e assentados deixou duas pessoas mortas e uma gravemente ferida nesta terça-feira (28), na região da Associação Córrego da Barriguda, conhecida como “Pedra Mole”, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia.

As vítimas foram identificadas como Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60, ambos assentados da comunidade. Um terceiro homem foi socorrido com ferimentos graves e encaminhado a um hospital da região.

Segundo informações da Polícia Militar e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o conflito teria ocorrido durante uma tentativa de retomada de área por indígenas dentro dos limites da Terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.

O território é reconhecido e delimitado pela Funai desde 2008 e fica situado entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal. Já o Assentamento Córrego da Barriguda, criado na década de 1990 como parte de um projeto de reforma agrária, abriga atualmente 36 famílias.

Equipes da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Força Integrada de Segurança foram enviadas ao local para reforçar o policiamento e evitar novos confrontos. A Delegacia Territorial de Itamaraju instaurou inquérito para apurar o caso.