BAHIA


Comissão da ALBA aprova convite a secretário da Casa Civil para discutir obras do estado

Afonso Florence deve falar sobre a Ponte Salvador-Itaparica, Ferrovia Leste-Oeste, Porto Sul e VLT

Foto: Divulgação/Ascom ALBA

 

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (26), o convite ao secretário da Casa Civil, Afonso Florence, para uma explanação sobre os principais projetos em andamento no estado. O deputado Eduardo Salles (PP), presidente do colegiado, afirmou que temas como a Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia Leste-Oeste, o Porto Sul e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador devem ser abordados na reunião.

“São oito assuntos que precisamos discutir para entender o andamento de cada projeto”, explicou Salles, durante a sessão. “Vamos falar também sobre a ponte do Rio Jequitinhonha (na BR-101), a atuação da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), a questão das discriminatórias no Oeste da Bahia e a situação do estaleiro em Seada”.

Além disso, foi aprovada uma sessão conjunta com a Comissão de Agricultura e Política Rural para discutir as novas diretrizes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com participação do novo diretor, Eduardo Topázio.

Na pauta, os parlamentares também aprovaram o parecer da deputada Cláudia Oliveira (PSD) ao projeto que estabelece normas sanitárias e de segurança para o funcionamento de estúdios de tatuagem e piercing na Bahia. O texto, de autoria do deputado Euclides Fernandes (PT), recebeu ajustes para incluir a exigência de cursos de qualificação técnica em áreas como biossegurança, anatomia e primeiros socorros.

Durante a reunião, os deputados ainda trataram da vistoria dos trens do VLT em São Paulo, da necessidade de alças rodoviárias em Vitória da Conquista e da nova concessão das BR-116 e BR-324, que deve ser acompanhada pelo colegiado para evitar tarifas abusivas de pedágio.