BAHIA


Bahia registra aumento de 18% nas apreensões de armas de fogo em 2025, diz SSP-BA

Segundo o órgão, número é resultado da intensificação das ações de inteligência e do combate às facções

Foto: Divulgação/SSP-BA

 

A Bahia registrou um aumento de 18% nas apreensões de armas de fogo entre janeiro e abril de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o crescimento é resultado da intensificação das ações de inteligência e do combate direto às facções criminosas que atuam no estado.

No total, 2.518 armas foram retiradas de circulação, entre fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres. No mesmo intervalo de 2024, haviam sido apreendidas 2.129 armas. Um dos destaques do período foi a localização de 21 fuzis, armamento de alto poder destrutivo comumente utilizado em ataques a instituições financeiras e confrontos armados.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a retirada desse tipo de armamento das ruas tem impacto direto na redução dos índices de violência. “A redução de 12% das mortes violentas no estado tem relação direta com o aumento das apreensões de armas de fogo. Continuaremos trabalhando norteados pela inteligência, combatendo as facções”, afirmou.