BAHIA


Bahia promove oficinas para construção do Plano de Desenvolvimento Integrado 2050

Encontros reuniram governo, setor produtivo, universidades e sociedade civil para definir estratégias de crescimento sustentável do estado nas próximas décadas

Foto: Lucas Silva/Seplan

A Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) realizou, na quinta (30) e sexta-feira (31), oficinas de trabalho voltadas à construção do Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2050 (PDI Bahia 2050). O evento reuniu representantes do poder público, setor produtivo, universidades e sociedade civil para aperfeiçoar as estratégias que irão orientar o desenvolvimento do estado nos próximos 30 anos.

Coordenada pela Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE), a iniciativa foi estruturada em cinco eixos: competitividade, sustentabilidade ambiental, educação transformadora, diversidade com qualidade de vida e gestão com inovação.

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, o projeto coloca a Bahia em posição de destaque no cenário nacional. “A Bahia se alinha ao que há de mais moderno em planejamento de longo prazo. É um orgulho ver o estado mantendo essa trajetória de forma consistente”, afirmou.

O superintendente Ranieri Barreto destacou que esta fase é decisiva. “Estamos debatendo com a sociedade 84 estratégias de desenvolvimento que serão aprimoradas coletivamente. Essa participação é a grande riqueza de pensar a Bahia no longo prazo”, disse.

As oficinas antecedem os Seminários Macroterritoriais, que vão ampliar o debate para os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Com foco em sustentabilidade, inovação e inclusão, o PDI Bahia 2050 busca alinhar o crescimento do estado aos grandes temas da agenda global, como transição energética e mudanças climáticas.