BAHIA


Bahia ganha destaque no Plano Brasis e discute expansão no turismo internacional

Documento foi apresentado pela Embratur em parceria com a Setur-BA durante evento, nesta quarta-feira (26), em Salvador

Foto: Divulgação/GOVBA

 

A Bahia entrou no centro das discussões sobre promoção turística internacional com a apresentação, nesta quarta-feira (26), do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 (Plano Brasis), em Salvador. O encontro reuniu representantes do trade e autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues, para discutir estratégias que ampliem a presença do estado no mercado global. A iniciativa é conduzida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

O Plano tem como objetivo fortalecer a imagem da Bahia como destino competitivo no exterior, priorizando produtos e experiências ligados ao afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza, aventura e outros segmentos estratégicos. Durante o evento, o governador destacou a infraestrutura turística existente e o potencial natural do estado.

“Temos um trade muito forte e também há muito investimento no turismo em nosso estado. A cada dia, novas rotas, novos destinos são revelados. Por isso, é importante manter esse potencial turístico, consolidando a Bahia no cenário nacional”, disse.

O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, ratificou o empenho do Estado para firmar a Bahia na liderança da atração de turistas internacionais no Norte-Nordeste do país. “Temos trabalhado a diversificação da oferta turística para proporcionar àqueles que nos visitam mais experiências e novos produtos para que eles possam, cada vez mais, vir para cá”, afirmou.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil está batendo todos os recordes de turismo internacional, recebendo oito milhões de visitantes, e o Plano vem em um importante momento. “Esse é um trabalho que aponta ferramentas, mercados, dados, indicando as tendências para transformar esse bom momento em algo que dure mais tempo. É um momento de celebrar, mas também de trabalhar junto para avançar cada vez mais no setor”, destacou.

Potencialidades baianas

A estratégia estadual do Plano Brasis para a Bahia abrange segmentos como lazer, consolidado como principal motor, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. O planejamento ressalta ainda o turismo de sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, gastronômico e náutico. O afroturismo é prioridade, valorizando a cultura vibrante, o sincretismo religioso e a ancestralidade como diferenciais competitivos do estado.

Conforme consta no documento, entre os atrativos regionais, a Baía de Todos-os-Santos e o Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, são a porta de entrada do estado. E lado a lado com a tradição de sol e praia do estado, a Chapada Diamantina aparece como referência em turismo de natureza e aventura. O plano também aborda a Costa do Descobrimento e a consolidação da Bahia como principal destino de cruzeiros no país, com terminais em Salvador e Ilhéus.

Turismo na Bahia em números

De acordo com a Embratur, entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia registrou a chegada de 166.480 turistas internacionais, vindos principalmente da Argentina e da França. O total representa um aumento de 56,53% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas. O acumulado do mês de outubro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado, 44,43% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2024, quando 11.654 visitantes de outros países estiveram na Bahia.