BAHIA


Bahia atinge 58% de escolas públicas conectadas à internet com avanço em inclusão digital

Conectividade beneficia mais de 7,6 mil instituições, mas estado ainda fica abaixo da média nacional

Foto: Shizuo Alves/MCom

 

A Bahia registrou um avanço expressivo na conectividade escolar: 58,17% das escolas públicas de ensino básico já têm acesso à internet, aponta o programa federal Escolas Conectadas. São 7.644 instituições conectadas das 13.140 existentes, com aumento em relação aos 50,43% registrados no final de 2024.

Apesar do progresso, o estado ainda está atrás da média nacional, que chega a 59,65%, e do Nordeste como um todo, que alcança 61,86% de conectividade. A região Sul lidera o ranking, com cerca de 70% das escolas vinculadas à internet.

O programa estima conectar todas as 137,8 mil escolas públicas do país até o final de 2026. De acordo com o relatório mais recente, já são mais de 82 mil unidades conectadas, um salto expressivo em relação aos 53% registrados no fim de 2024.

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, destaca que nenhuma unidade ficará para trás nessa estratégia nacional de inclusão digital. “Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou.