BAHIA


Ao menos 31 suspeitos são presos em operação contra o CV na Bahia

Ação visa desarticular núcleos armado e financeiro da facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro

Foto: Polícia Civil da Bahia

 

Ao menos 31 suspeitos de integrar o Comando Vermelho foram presos na manhã desta terça-feira (4) durante a Operação Freedom, deflagrada simultaneamente na Bahia e no Ceará. Entre as mais de 90 ordens judiciais expedidas, 46 mandados de busca e apreensão são cumpridos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, em Salvador; nos municípios baianos de Aratuípe e Ilhéus; além da cidade de Eusébio, no Ceará. Ninguém havia morrido até a última utilização divulgada.

O objetivo é desarticular os núcleos armado e financeiro da facção criminosa, oriunda do Rio de Janeiro e alvo de uma recente megaoperação que deixou mais de 120 mortos, dentre eles quatro policiais. A ação é considerada a mais letal da história do país.

A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. Os suspeitos têm anotações criminais por envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas na capital baiana e em outras cidades do interior.

De acordo com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos em Salvador.

O foco é enfraquecer a estrutura criminosa da facção, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o domínio territorial e a prática de homicídios.

A Operação Contenção revelou um esquema de cooperação e proteção entre o Comando Vermelho e líderes de suas bases nos estados do Norte e Nordeste que atuavam a partir do Rio de Janeiro.

De acordo com o Relatório do Mapa de Orcrim (Organizações Criminosas) 2024, elaborado pelo Ministério da Justiça e divulgado em setembro do ano passado, a facção está presente em pelo menos 22 estados brasileiros. O documento também aponta que 21 grupos criminosos operam na Bahia.

O Comando Vermelho se consolidou no estado a partir de 2020, quando, segundo as investigações, absorveu a facção local Comando da Paz, expandindo sua influência no território baiano.

Mais de 400 policiais civis e militares participam das diligências, com apoio do Denarc (Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil do Ceará e da Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) da Bahia, que reúne agentes federais e estaduais.