AGRO


Distribuidora dos EUA vai à Justiça contra tarifaço imposto por Trump ao Brasil

Empresa afirmou que a medida pode elevar em cerca de 25% o preço do suco de laranja para os consumidores americanos

Foto: Isac Nóbrega/PR

A distribuidora norte-americana Johanna Foods entrou com uma ação judicial para tentar suspender a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo Donald Trump. O pedido de medida cautelar, protocolado na última sexta-feira (18), alega que a taxação causará prejuízos financeiros significativos e violaria leis e dispositivos constitucionais dos Estados Unidos.

No documento, a empresa afirma que a medida pode elevar em cerca de 25% o preço do suco de laranja para os consumidores americanos. A Johanna Foods também sustenta que a tarifa viola a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional e a Constituição dos EUA, por impor restrições que afetariam diretamente a economia e o abastecimento do país.

A distribuidora aponta que o Brasil é o segundo maior exportador de suco de laranja para os Estados Unidos, responsável por mais da metade do consumo interno. Segundo a ação, o país não tem capacidade para suprir a demanda sem as importações brasileiras.

“A produção de suco de laranja dos EUA, particularmente na Flórida, caiu mais de 95% nos últimos 25 anos devido a fatores como a doença do greening cítrico, furacões e desenvolvimento urbano, tornando o fornecimento doméstico insuficiente para atender aos requisitos de produção”, cita o documento.

Com a implementação da tarifa, a empresa projeta que os custos serão repassados aos consumidores, gerando inflação no setor e pressionando a cadeia produtiva de bebidas nos EUA.