Confira os 40 países que já restringiram compra de frango do Brasil
Medida se deve ao caso de gripe aviária detectado em granja no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/redes sociais
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta sexta-feira que a Coreia do Sul irá restringir o embargo à importação de carne de frango do Brasil ao estado do Rio Grande do Sul. Esta decisão surge após a detecção de um caso de gripe aviária em uma granja comercial na região. De acordo com o ministro, a crise sanitária está ligada à confiança entre as nações, e alguns países já estão revisando seus protocolos. A Rússia e a Coreia do Sul, por exemplo, optaram por regionalizar as restrições, reduzindo o bloqueio total ao Brasil.
Fávaro destacou que há um forte indício de que o caso de gripe aviária está contido. No entanto, o Brasil aguarda o prazo de 28 dias, iniciado na última quinta-feira, para se autodeclarar livre da doença, após realizar um trabalho de desinfecção na granja afetada. “O vírus é bastante letal às aves, mas nosso sistema de busca de casos está bastante ativo, garantindo transparência e eficiência na proteção sanitária brasileira”, afirmou o ministro.
Como reportado pela Folha de S.Paulo, o governo sul-coreano decidiu realizar uma inspeção presencial no Brasil, visitando frigoríficos de carne de frango entre os dias 1º e 13 de junho. Além da Coreia do Sul, a Índia, Albânia e Namíbia também anunciaram a suspensão das importações de carne de frango brasileira. Angola, por sua vez, limitou suas compras apenas ao estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, mais de 40 destinos suspenderam total ou parcialmente as importações de carne de aves do Brasil. Entre os países que adotaram a suspensão total estão China, União Europeia e México. Já a suspensão restrita ao Rio Grande do Sul inclui nações como Arábia Saudita, Turquia e Reino Unido. A declaração de Fávaro ocorreu após um encontro entre o presidente Lula e o presidente angolano, João Lourenço, onde discutiram parcerias para aumentar a produção agrícola na Angola.