AGRO


Agronegócio baiano registra crescimento de 5% no segundo trimestre de 2025

PIB do setor atingiu R$ 41,9 bilhões e representou quase 30% da economia da Bahia, segundo a SEI

Foto: Joá Souza/Gov-BA

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio da Bahia registrou crescimento real de 5% no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Em termos nominais, a variação foi de 14,6%, totalizando R$ 41,9 bilhões, equivalentes a 29,6% da atividade econômica do estado.

O cálculo do agronegócio baiano considera quatro agrupamentos de atividades econômicas. O agregado I, que inclui os insumos utilizados na produção agropecuária, contribuiu com 5% do PIB do setor. A atividade agropecuária, classificada como agregado II, foi responsável por 66,5% do total, impulsionada pelo aumento da produção de cereais, algodão, soja e café, além da elevação das cotações desses produtos. O segundo trimestre concentra a maior parte da safra na Bahia, com destaque para soja, algodão e, em menor escala, café.

O agregado III, que corresponde às indústrias de base agrícola, representou 7,2% do PIB do agronegócio. Já o agregado IV, ligado à distribuição e comercialização, respondeu por 21,3%, com destaque para o transporte de produtos.

Segundo a SEI, os resultados evidenciam a importância do agronegócio para a economia baiana, uma vez que o setor está integrado a atividades estratégicas do estado, como indústria de transformação, comércio, transporte e outros serviços.