ALAGOINHAS


Creche de municipal é reconhecida pelo MEC por projeto antirracista

Iniciativa será apresentada em mostra nacional e integra lista das 739 experiências mais inspiradoras do Brasil

Foto: Ascom/ Prefeitura de Alagoinhas

 

Um projeto pedagógico da Creche da Baixa da Candeia, em Alagoinhas (BA), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das 739 experiências mais inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral do país. A iniciativa será apresentada em outubro, durante uma mostra nacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com o título “Educação antirracista enquanto elemento estruturante do currículo na Creche da Baixa da Candeia”, o projeto conta com apoio do Programa de Educação Continuada da Bracell, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). A ação também fará parte de um mapa interativo com projetos reconhecidos pelo MEC.

Desenvolvido há mais de uma década em mais de 10 municípios baianos, o projeto foca na formação de professores e gestores da educação básica, com ênfase em práticas antirracistas desde a infância.

Ana Falcão, coordenadora pedagógica territorial do Icep, reforça que, “seja por meio da literatura, das brincadeiras, das artes, da história, da cultura ou do planejamento de projetos e sequências didáticas, a educação antirracista deve orientar uma prática educativa que valorize a diversidade, combata estereótipos e promova o respeito às identidades e trajetórias de todas e todos as/os estudantes”.