SAÚDE


Secretaria de Saúde de Camaçari reativa serviços e amplia rede de saúde no 1º semestre de gestão

Reestruturação inclui retorno de atendimentos, descentralização da regulação e novas ambulâncias

Foto: Juliano Sarraf/Divulgação

 

Nos primeiros seis meses da nova gestão, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) deu início à reestruturação da rede municipal com foco na retomada de serviços suspensos, ampliação da cobertura e investimentos em infraestrutura. O cenário, descrito como “caótico” pela secretária Rosangela Almeida, incluía unidades fechadas, falta de medicamentos e equipes incompletas.

Entre os principais avanços, estão a reabertura do Multicentro de Monte Gordo e da Policlínica de Camaçari, além da retomada do Serviço de Transporte ao Usuário (STU), que voltou a funcionar com call center e uma nova van adquirida via emenda parlamentar. A frota da rede também foi reforçada com duas ambulâncias do Governo do Estado, uma delas equipada como UTI móvel.

A gestão também descentralizou o serviço de regulação, agora presente nas 42 unidades da Atenção Primária, e retomou atendimentos itinerantes, como a oferta de ultrassonografias e odontologia 24h na UPA dos Phocs. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passou a funcionar aos sábados e a realizar procedimentos como frenectomia.

Na área de assistência alimentar, o Programa de Complementação Alimentar (PCA) distribui mensalmente mais de 2.500 latas de fórmulas infantis, 1.400 de suplementos para adultos e 900 litros de suplementos enterais, atendendo 690 usuários.

A cobertura vacinal também foi destaque, com aumento de 78% na adesão à Campanha de Vacinação contra a Influenza no Dia D, em relação ao ano anterior. A cidade recebeu o selo “Município Amigo da Vacina”. Já o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama realizou mais de 1.500 exames na primeira e segunda fases.

Na saúde animal, foram iniciadas castrações gratuitas e descentralizados os testes de leishmaniose. O Programa Melhor em Casa, suspenso em 2023, foi reativado com atendimentos domiciliares.

Na infraestrutura, foi reaberta a USF Piaçaveira após reforma, e o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) da Orla foi realocado para um novo espaço. O município também foi o único do Nordeste selecionado para o projeto-piloto “Unidade Amiga de Adolescentes”, do Ministério da Saúde.

Entre os investimentos em curso, estão as obras da Policlínica Regional, a primeira do Brasil dentro do novo PAC, a modernização do Hospital Geral de Camaçari, além da construção de uma nova UPA em Vila de Abrantes e projetos para outras unidades de saúde, como UBSs, CAPS e um Centro de Reabilitação IV.