MAIS NOTÍCIAS


Salvador ganhará novo espaço cultural no Centro Histórico

Espaço estará disponível para eventos a partir de agosto

Foto: Assessoria

 

Um espaço inédito e sofisticado para celebrações e eventos culturais está prestes a ser lançado em Salvador. Localizado no coração do Centro Histórico, no Pelourinho, o Pátio Ordem Terceira passa a integrar, a partir de agosto, o complexo da Igreja e Museu da Ordem Terceira de São Francisco, um dos mais importantes monumentos barrocos do país, tombado pelo IPHAN e reconhecido como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

A proposta do novo espaço é ousada e original: unir patrimônio histórico, arte sacra e celebração contemporânea em um único endereço. Com estrutura que contempla áreas verde e coberta, além de um museu-igreja tombado, o espaço se posiciona como a primeira casa de eventos da capital baiana com esse perfil.

A experiência começa já na chegada: os convidados percorrem o interior de um dos maiores conjuntos de arte barroca do Brasil. Destaque para os painéis de azulejos portugueses do século XVIII, que retratam o nascimento de São Francisco, e para as exuberantes talhas de madeira cobertas por ouro em pó — elementos únicos do barroco brasileiro.

Com a integração entre o Museu da Ordem Primeira, o Museu da Ordem Terceira e agora o Pátio Ordem Terceira, o conjunto ganha novo fôlego, valorizando ainda mais esse tesouro arquitetônico e artístico. Mais do que um novo espaço de eventos, o Pátio nasce como um projeto que resgata o prestígio de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e reforça o protagonismo do Centro Histórico de Salvador como palco de memória, fé e cultura viva.

O complexo abriga um memorial exclusivo, construído em 1937, que guarda os restos mortais de frades franciscanos transportados do antigo cemitério do convento, e que hoje é considerado um monumento artístico singular no país.

Com até 280 vagas de estacionamento, infraestrutura moderna e um cenário de profundo valor artístico, religioso e cultural, o Pátio da Ordem Terceira surge como um novo ícone para casamentos, eventos corporativos, celebrações especiais e produções audiovisuais, reunindo elegância, simbolismo e identidade baiana, com espaço aberto e também uma área verde ampla, ressignificando o sentido de jardim secreto.

Os idealizadores do projeto, os empresários João Vitorino e Ludmila Andrade detalham como surgiu a ideia.

“O espaço nasceu do desejo de criar algo que respeitasse e reverenciasse a arte sacra, a história da nossa cidade, mas que ao mesmo tempo tivesse a leveza e a liberdade da natureza. O Pátio da Ordem é isso: um espaço onde a música, a fé, a arte e a celebração convivem de forma natural. Não é só mais um espaço de eventos, é um espaço que oferece uma experiência inesquecível”, afirma João.

O lançamento, exclusivo para convidados, promete apresentar ao público um conceito inédito de celebração: com alma, história e sofisticação, no berço da cultura brasileira.

“Queremos receber casais que sonham em se casar em um lugar diferente de tudo, com beleza, significado e praticidade. Mas também pensamos nos artistas, produtores, profissionais da cultura, da arte, que precisam de um espaço acolhedor, estruturado e inspirador para reunir pessoas. Salvador carecia de um local como esse”, anseia Ludmila.

Quem são os fundadores?

 

João Vitorino

Empresário, músico e idealizador do Pátio Ordem Terceira, João Vitorino é um apaixonado pela cultura e pelas tradições baianas. Com uma trajetória marcada pela música e pelo vínculo histórico com o Pelourinho, ele já assinou composições importantes no cenário local e esteve à frente de projetos culturais que movimentaram o Centro Histórico. Seu reencontro com o universo dos eventos em 2023 reacendeu a vontade de criar algo maior; um espaço onde a arte, a história e a celebração pudessem coexistir.

Integrante da Tríade Franciscana entre a Ordem Terceira e a Ordem Primeira de São Francisco, João tem se dedicado à criação do Pátio Ordem Terceira, que vai formar um circuito cultural inédito em Salvador, resgatando a força simbólica da arte sacra e unindo-a à modernidade de um espaço pensado para múltiplas experiências.

Ludmila Andrade

Empresária e médica, Ludmila Andrade é sócia de uma clínica especializada na saúde da mulher e tem uma conexão profunda com o Pelourinho, lugar que sempre inspirou sua paixão pela musicalidade e pela cultura baiana. Envolvida desde o início com o projeto do Pátio Ordem Terceira, Ludmila é uma das grandes incentivadoras da proposta, trazendo ao espaço um olhar sensível, feminino e sofisticado. A união de sua história com a de João, marcada pelo amor à Bahia e à arte, fortaleceu ainda mais a construção do Pátio como um espaço afetivo, acolhedor e comprometido com a valorização da cultura local.