POLÍTICA


Eduardo Bolsonaro diz que vai dificultar negociações de comitiva brasileira sobre tarifa de Trump

“Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo”, afirmou deputado autoexilado nos EUA

Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que pretende atrapalhar a missão de oito senadores brasileiros que estão nos Estados Unidos para tentar negociar a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada por Donald Trump.

“Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo”, disse em entrevista ao SBT News, na segunda-feira (28). Segundo ele, a comitiva, composta por parlamentares de diferentes partidos, “está fadada ao fracasso” e não deve ser recebida por autoridades de alto escalão da Casa Branca.

O grupo iniciou os trabalhos em Washington ontem e já se reuniu com representantes do setor privado. O objetivo é atrasar ou reverter a medida, que entra em vigor na próxima sexta-feira (1º).

Para Eduardo, a questão não é apenas comercial. “O problema é uma crise institucional, dentro do Judiciário, é um problema político e não meramente econômico. Se o Brasil der um primeiro passo para mostrar que está disposto a resolver essa situação, o Trump abre uma mesa de negociação”, disse.

O deputado também criticou a abordagem dos senadores: “Eles vêm com uma visão estritamente comercial da coisa, quando o Trump já deixou claro em declarações e até em carta que o problema não é comercial, mas institucional. Isso só dá esperança a autoridades, principalmente do Judiciário, de que existe meio-termo”.