POLÍTICA


Bruno Reis se diz preocupado com tarifaço dos EUA e demonstra frustração com Lula

"Esperava que o presidente Lula tivesse essa capacidade de distensionar o país, de conduzir a nossa nação com equilíbrio e serenidade"

Lucas Moura/Secom/Prefeitura de Salvador

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), disse nesta segunda-feira (28) que é preciso distensionar as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos (EUA) e que confia nas autoridades dos dois países para reduzir os danos ao povo diante do ‘tarifaço’ imposto ao Brasil pelo governo norte-americano.

“O que a gente espera é que as autoridades tenham equilíbrio e sensatez, que possam conduzir a um acordo para evitar que a população, que não tem nada a ver com isso, com as brigas políticas e a condução da política internacional, pague essa conta”, disse o prefeito na cerimônia de apresentação de um ‘projeto pioneiro’ de coleta seletiva porta a porta, em Salvador.

Indiretamente, o Bruno Reis dá ao presidente Lula a incumbência de buscar boa relação com o governo dos EUA. “O Brasil precisa de paz, ninguém aguenta mais extremismo. O país está em constante conflito desde 2014, já são mais de 10 anos. E isso dificulta a vida de quem quer empreender, de quem quer realizar nesse país. Eu sou um político que não me considero de direita, nem de esquerda, nem de centro; me considero alguém que faz uma política com base em resultados, para poder ter condições de mudar e transformar de verdade a vida das pessoas.”

O prefeito de Salvador demonstra frustração com a postura política de Lula. “Esperava que o presidente Lula tivesse essa capacidade de distensionar o país, de conduzir a nossa nação com equilíbrio e serenidade. Infelizmente, e digo isso com tristeza, não é o que nós estamos vendo. Estamos vendo ele governar somente para os dele e contribuir para acirrar e, digamos assim, incendiar ainda mais os ânimos entre as forças políticas. Isso gera um cenário de tensão e conflito permanente, de crise permanente. E nesse cenário, é difícil governar, é difícil o país dar resultado. Com isso, consequentemente, nós agravamos a crise econômica e social.”

O prefeito diz torcer pelo sucesso da comitiva de senadores brasileiros (liderada pelo ex-governador da Bahia Jaques Wagner – PT) que busca negociar e evitar o tarifaço. “Que essa comitiva, que tem inclusive o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado, possa efetivamente achar caminhos. E que prevaleça o bom senso. O Brasil tem relações econômicas no mais alto nível com os Estados Unidos há mais de 200 anos. Que essas relações históricas possam ser preservadas, para garantir que tantos os produtos que nós exportamos como os que importamos tenham preços justos.”