MUNDO


EUA e União Europeia acordam redução de tarifas para 15%

Taxa negociada é a mesma fechada com o Japão na semana passada

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Donald Trump -Imagem/Reprodução/YouTube

 

Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram neste domingo (27) um acordo comercial que impõe tarifas de 15% sobre a maioria dos produtos do bloco, mesma taxa do acordo que o presidente Donald Trump fechou com o Japão na semana passada.

Segundo Trump, a UE gastará US$ 750 bilhões adicionais em produtos do setor de energia dos EUA, investirá US$ 600 bilhões no país e comprará “uma enorme quantidade” de equipamentos militares americanos, no valor de “centenas de bilhões de dólares”, como parte do acordo, publicou o jornal Folha de S. Paulo.

O entendimento foi fechado durante uma reunião entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em seu resort de golfe em Turnberry, na Escócia.

Von der Leyen afirmou que a tarifa básica de 15% sobre produtos importados da União Europeia para os Estados Unidos deve ser aplicada a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos.

Ela também afirmou que uma tarifa zero por zero foi acordada para certos produtos estratégicos, incluindo aeronaves e peças de aeronaves, certos produtos químicos e certos medicamentos genéricos. Não foi tomada nenhuma decisão sobre a tarifa para vinhos e bebidas alcoólicas, acrescentou.

“O acordo de hoje cria certeza em tempos incertos, proporciona estabilidade e previsibilidade”, disse ela a jornalistas antes de deixar a Escócia.

O acerto representa uma vitória para Trump, que passou meses pressionando os parceiros comerciais dos EUA com ameaças de tarifas elevadas para forçá-los a negociar, embora os termos estejam de acordo com o que Bruxelas já havia sinalizado para os Estados-membros.

“Este é provavelmente o maior acordo já alcançado, seja no comércio ou além dele”, disse Trump ao anunciar o pacto.