POLÍTICA


Moraes determina desocupação de protesto de deputados e autoriza prisões

Ato de parlamentares aliados de Bolsonaro na Praça dos Três Poderes é alvo de decisão do STF

Foto: Reprodução | STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou na noite desta sexta-feira (25) a retirada imediata de deputados federais que montaram um acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A ação, classificada como potencialmente criminosa, motivou Moraes a autorizar o uso da força policial e, em caso de resistência, a prisão dos envolvidos.

A decisão do ministro foi tomada após solicitação da Procuradoria-Geral da República. Caberá ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, garantir o cumprimento da medida.

Como forma de evitar novos episódios semelhantes aos que marcaram os atos de 8 de janeiro, Moraes também vetou qualquer tentativa de acampamento num raio de 1 km da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e áreas militares.

A manifestação foi iniciada pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ), que permaneceu no local com a boca coberta por esparadrapo, em protesto contra decisões judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros parlamentares se juntaram posteriormente ao movimento.