POLÍTICA


Seu Jorge recebe título de Cidadão de Soteropolitano na Câmara de Salvador

Cantor agradeceu a Bahia e destacou a importância do reconhecimento à população negra

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

 

O cantor e ator carioca Seu Jorge foi homenageado nesta sexta-feira (25) com o Título de Cidadão Soteropolitano, concedido pela Câmara Municipal de Salvador (CMS). A cerimônia ocorreu no Plenário Cosme de Farias, numa iniciativa da vereadora Cris Correia (PSDB)

“Eu estou muito feliz, me faltam palavras profundas para descrever algo mais profundo, que é o meu sentimento de realização. Nós pretos nos encontramos muitas vezes na dor, mas desta vez estamos nos encontrando na realização. Muito obrigado à Bahia, a Salvador, ao povo preto e ao povo brasileiro”, declarou o artista ao chegar à Câmara.

Para ele, receber o título é a confirmação de um sonho, por sempre desejar estar mais próximo de suas raízes, da sua ancestralidade. “Afinal, me entendo como um africano nascido em terras brasileiras e Salvador é toda a conexão de africanidade que eu tenho, é uma cidade que tem em torno de 85% pessoas pretas na sua população e, automaticamente, é o jeito de a gente ser, o jeito de a gente viver. E não teria como eu não desejar ser daqui”, descreveu o artista.

A vereadora Cris Correia justificou a homenagem pela atuação do artista, classificado por ela como multifacetado, que “vem divulgando a cultura da Bahia internacionalmente, preservando suas raízes ancestrais, a especificidade da cultura soteropolitana, em especial quando lançou o álbum “Baile à la Baiana”.

“Seu Jorge é um artista muito importante, que nos últimos tempos da sua carreira se dedicou a esse trabalho “Baile à la Baiana”, uma homenagem à Bahia, uma reverência à nossa cultura, à nossa musicalidade, ao nosso axé. Obra com sinais do nosso samba de roda, do nosso samba reggae, da nossa percussão, da nossa percussão afro, da levada do axé. Então, você vê ali o nosso caldeirão cultural traduzido e também amparando toda essa poesia de Seu Jorge, que fala de ser preto, dos nossos desafios, do dia a dia da sociedade, na comunidade”, disse Cris.

A entrega da honraria reconhece a trajetória artística de Seu Jorge e também sua representatividade cultural e social, especialmente para a população negra brasileira.