POLÍTICA


Lula critica “patriotismo” bolsonarista e cobra ação da Câmara contra Eduardo

Presidente acusa aliados de Bolsonaro de traição ao país e pressiona por providências diante do tarifaço dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Durante agenda oficial em São Paulo nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o tom contra os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e voltou a criticar a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. Sem citar diretamente o nome do deputado licenciado, Lula condenou o apoio a medidas do governo americano que podem prejudicar o Brasil.

“Estão trocando o Brasil pelo pai. Que patriota é esse?”, afirmou Lula, em referência ao apoio de Eduardo ao tarifaço anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros. O presidente também acusou bolsonaristas de se esconderem atrás da bandeira nacional enquanto pedem intervenção estrangeira: “Estão agarrados na bota do presidente dos EUA, numa total falta de patriotismo”.

Além das críticas, Lula fez um apelo público para que a Câmara tome providências em relação ao deputado, que atualmente vive nos Estados Unidos. “Esse cara é deputado. Se afastou para ir pedir ‘Trump, salva meu pai’”, ironizou o petista. Apesar da pressão política, Eduardo Bolsonaro não corre risco de perder o mandato por faltas, segundo esclareceu a Câmara com base em norma interna.

Enquanto isso, uma comitiva de oito senadores brasileiros embarcou para Washington nesta sexta para tentar reverter o tarifaço imposto por Trump. As reuniões com líderes americanos acontecem até a próxima quarta-feira (30), em meio à tensão diplomática causada pela crise comercial entre os dois países.