ECONOMIA


Exportações de carne bovina para os EUA caem mais de 60% após sobretaxa de Trump

Em junho, Brasil vendeu menos do que em abril; nova tarifa de 50% entra em vigor em 1º de agosto

Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

 

As exportações de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos despencaram 61,8% em junho, na comparação com abril, quando o volume enviado aos norte-americanos bateu recorde. A queda ocorre em meio à escalada tarifária imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Carne (Abiec), o Brasil exportou 47.836 toneladas em abril, maior volume de 2025 até o momento. Em maio, o número caiu para 27.413 toneladas, um mês após o anúncio da tarifa adicional de 10% sobre produtos brasileiros. Em junho, as vendas recuaram ainda mais, para 18.232 toneladas. Até o dia 21 de julho, foram registradas apenas 9.745 toneladas.

Além da Abiec, dados do Ministério da Agricultura também apontam queda semelhante. Os relatórios indicam que as exportações de carne bovina in natura passaram de 44.164 toneladas em abril para 13.454 toneladas em junho.

Na última semana, Trump anunciou que, a partir de 1º de agosto, a tarifa sobe para 50%. O setor já avalia os impactos e alternativas para redirecionar parte da produção a outros mercados.