POLÍTICA


Magno Malta critica Moraes e culpa Senado por ‘ativismo judicial’

Senador disse que omissão dos parlamentares permitiu crescimento do que classificou de 'monstro chamado Alexandre de Moraes'

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

 

O senador Magno Malta (PL) fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante entrevista concedida na segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados. O parlamentar afirmou que o avanço do que chama de “ativismo judicial” é responsabilidade do Senado.

“Esse é o momento de se redimir diante da omissão, do medo e da covardia do Senado da República. Desde o meu primeiro mandato, eu já denunciava aquilo que eu chamava de ‘ativismo judicial’. Eles [os senadores] se calaram, se omitiram. Se hoje existe um monstro chamado Alexandre de Moraes, a culpa é do Senado”, afirmou.

Malta também criticou diretamente o ministro do STF. “Alexandre de Moraes é um estelionato, uma falsidade ideológica, uma mentira, e o Senado da República o sabatinou. O Senado da República ouviu o que ele disse, e isso está gravado. O Senado da República o recomendou no plenário, e não tem forças. Deixou que esse monstro, com seus tentáculos, fosse tomando contornos que não podemos calcular”, disse.

As declarações ocorrem em meio a um contexto de tensão entre integrantes do Legislativo e decisões recentes do Supremo que têm provocado reações de parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.