POLÍTICA


Bandeira em apoio a Trump gera polêmica em ato da oposição na Câmara

Ação gerou desconforto até mesmo entre deputados bolsonaristas

Foto: Reprodução/X @eixopolitico

 

Um episódio marcou a manhã desta terça-feira (22) no Congresso Nacional, mesmo em período de recesso parlamentar. Durante um ato da oposição na Câmara dos Deputados, a exposição de uma bandeira em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou desconforto até entre parlamentares bolsonaristas.

A bandeira, com a frase “Make America Great Again“, foi levantada pelo deputado Delegado Caveira (PL-PA) e contou com a ajuda do Sargento Fahur (PSD-PR). O gesto, no entanto, provocou reações e foi retirado rapidamente a pedido de outros deputados presentes no ato.

A mobilização ocorreu em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após as recentes decisões contra o liberal, a exemplo da colocação de tornozeleira eletrônica por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares presentes são críticos do presidente Lula (PT), ainda mais após o tarifaço de 50% imposto por Trump a produtos brasileiros e que entrará em vigor a partir de 1º de julho.

A presença de Jair Bolsonaro chegou a ser confirmada por integrantes do movimento, mas ele não foi à Câmara.