JUSTIÇA


Chris Gurgel formaliza candidatura ao Quinto Constitucional do TRT5

Para a jurista, "o Quinto Constitucional é mais que um mecanismo de estruturação dos Tribunais, é fundamental, pois representa a abertura do Judiciário às experiências do cotidiano da advocacia"

Foto: João Ferreira/Assessoria/Crhis Gurgel

 

A advogada trabalhista e professora universitária Christianne Gurgel está oficializada como candidata ao preenchimento da vaga de Desembargador(a) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, destinada à advocacia baiana. A relação dos 14 postulantes com pedidos de inscrição deferidos para o processo de formação da lista sêxtupla foi divulgada na quinta-feira (17) no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).

Ao longo de mais de 30 anos de carreira jurídica, Chris Gurgel construiu uma trajetória nas áreas trabalhista e de direitos humanos. Iniciou na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em 2001, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e chegou a vice-presidente no último triênio (2022-2024). Sua atuação inclui cargos de direção no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e na Associação Baiana da Advocacia Trabalhista (ABAT).

Para ela, o Quinto Constitucional é mais que um mecanismo de estruturação dos Tribunais, é fundamental, pois representa a abertura do Judiciário às experiências do cotidiano da advocacia. “Na busca da realização da justiça, a advocacia oxigena os Tribunais com a experiência que só essa profissão proporciona. Assim se consolida a visão plural da advocacia, do Ministério Público e da magistratura de carreira, o que reflete na busca do ideal justiça”, ressaltou.

Ao ser questionada sobre o que a credencia nesse processo eleitoral, Chris Gurgel diz que sua experiência profissional na área trabalhista, aliada ao magistério jurídico por mais de duas décadas, além de sua atuação institucional na OAB/BA e na comunidade jurídica, falam por ela. “Esse legado me proporciona segurança para enfrentar os desafios do Judiciário, com apoio na minha experiência de vida, inclusive profissional, e minha formação técnica.”