POLÍTICA


Lula promete resposta a tarifa dos EUA e critica investigação de Trump contra o Pix

Segundo o presidente, o incômodo com o Pix revela medo do impacto do sistema financeiro brasileiro

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (17), que o Brasil dará uma resposta “à altura” aos Estados Unidos diante da tarifa de 50% que passará a incidir sobre exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.

“Quando chegar dia 1º de agosto, a gente vai dar uma resposta. Dia 16 de maio, nós enviamos uma carta para o governo americano e até agora não tivemos resposta, a não ser essa carta desaforada”, declarou o presidente.

A fala ocorreu durante agenda oficial em Juazeiro, no norte da Bahia, onde Lula anunciou investimentos na área da Saúde por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No mesmo discurso, o presidente também criticou a investigação aberta por Donald Trump contra o sistema Pix, do Banco Central. Para Lula, o incômodo do ex-presidente dos EUA com a ferramenta é um sinal de receio diante da inovação brasileira.

“Ele disse que está incomodado com o Pix, e por quê? Porque o Pix vai acabar com o cartão de crédito nesse país. A gente vai criar o Pix parcelado, e é uma coisa do Brasil, não tem que estar dando palpite”, afirmou.