MUNDO


Casa Branca rebate declaração de Lula e defende Donald Trump

Presidente brasileiro afirmou que Trump quer ser “imperador do mundo”

Foto: Daniel Torok/White House

 

Colocando mais tensão na disputa entre Brasil e Estados Unidos, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira (17), que o presidente americano, Donald Trump, não está tentando ser o imperador do mundo. A declaração foi uma resposta à fala de Lula.

“O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.

A porta-voz também comentou sobre a carta enviada por Trump a Lula, onde foi comunicado as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. Leavitt disse que as regulações do Brasil são fracas e prejudicam empresas americanas de tecnologia e inovação.

Ela finalizou dizendo que todas as medidas adotadas por Donald Trump são visando o interesse do povo americano.

Lula afirmou em uma entrevista com a jornalista britânica, Christiane Amanpour, que não quer ser refém dos Estados Unidos e que busca liberdade para o comércio internacional. O Presidente ainda disse que Trump não foi eleito para ser “imperador do mundo”.