ECONOMIA


BRB contrata BTG e Demarest para venda da dívida ativa de mais de R$ 30 bilhões do DF

Anúncio foi feito pelo banco na terça-feira (15)

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco de Brasília (BRB) anunciou a contratação do BTG Pactual Investment Banking e do escritório Demarest Advogados para estruturar o Projeto Securities — iniciativa de securitização da dívida ativa (conversão de dívidas e créditos em instrumentos financeiros que podem ser comprados e vendidos no mercado) do Distrito Federal, que ultrapassa R$ 30 bilhões.

O objetivo é transformar parte desses créditos em valores mobiliários a serem negociados no mercado, como forma de obter recursos com base na arrecadação futura. O processo é amparado pela Lei n.º 7.638/2024, aprovada pela Câmara Legislativa do DF em dezembro do ano passado, que autoriza a venda da dívida ativa para empresas e fundos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo o BRB, o projeto prevê a estruturação e implementação de operações envolvendo a emissão e distribuição de valores mobiliários lastreados nos direitos creditórios do Distrito Federal.

“A iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico do banco e visa fortalecer sua atuação no mercado financeiro, por meio da diversificação de fontes de captação com foco em soluções inovadoras e sustentáveis”, informou o BRB em comunicado ao mercado, na terça-feira (15).

A legislação define que o BRB é o responsável por conduzir as operações no mercado de capitais vinculadas à securitização da dívida pública do DF.