POLÍTICA


Nelson Pellegrino é eleito vice-presidente do TCM

Ele substitui Mário Negromonte, que deixou o tribunal no último dia 6 de julho em razão da aposentadoria compulsória

Foto: Assessoria/ TCM

 

O conselheiro Nelson Pellegrino foi eleito vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) em substituição ao conselheiro Mário Negromonte, que deixou o tribunal no último dia 6 de julho em razão da aposentadoria compulsória imposta a todos os servidores públicos aos 75 anos de idade. O conselheiro Pellegrino foi eleito por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira (10) e concluirá o mandato que se encerra em março de 2027.

Ao agradecer o apoio de todos os conselheiros, Pellegrino renovou seu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da Corte de Contas e de torná-la ainda mais relevante para a sociedade, no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais. Citou os desafios e a necessidade de persistir num contínuo processo de qualificação e modernização do órgão para contribuir com o avanço da administração pública, que busca atender as demandas crescentes da sociedade.

Após a eleição de Nelson Pellegrino para a vice-presidência, os conselheiros decidiram que a direção da Escola de Contas do TCM – que era por ele comandada – fosse acumulada pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto até a nomeação pelo governador Jerônimo Rodrigues, do novo membro da Corte, em substituição a Mário Negromonte – que será escolhido entre os integrantes do Ministério Público de Contas. O presidente aceitou a missão e sugeriu que todos os conselheiros compartilhem a direção da Escola de Contas, destacando a importância que ela adquiriu nos últimos anos.

A partir de agora, a Mesa Diretora do TCM passa a ter a seguinte composição: Presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto; Vice-presidente, conselheiro Nelson Pellegrino; e Corregedor-geral, conselheiro Plínio Carneiro Filho.

O conselheiro Paulo Rangel preside a 1ª Câmara; o conselheiro Ronaldo Sant’Anna a 2ª Câmara; e a conselheira Aline Peixoto a Ouvidoria.