POLÍTICA


Racha no PL: família Bolsonaro vê Nikolas Ferreira como ameaça à liderança na direita

Aliados próximos ao ex-presidente acusam o deputado de construir movimento próprio e apontam preferência do PL por ele

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Uma espécie de racha, ainda silencioso, estaria se formando dentro do PL. De um lado, integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro. De outro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados de Bolsonaro apontam que Nikolas estaria tentando se descolar da influência do ex-mandatário para construir o próprio projeto político.

A principal queixa, neste sentido, gira em torno da percepção de que o deputado mineiro tem ambições próprias dentro da direita e estaria criando um movimento paralelo, sem subordinação política direta ao ex-presidente. O incômodo, inclusive, teria aumentado nos últimos meses.

Outro ponto de tensão é o tratamento que o PL vem dispensando a Nikolas em comparação com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Internamente, há uma leitura de que o partido tem feito mais gestos e concessões ao deputado mineiro do que a Eduardo — que está licenciado do mandato desde fevereiro e reside nos Estados Unidos, onde lidera articulações em defesa do pai, com foco em medidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Parte da família Bolsonaro ainda não perdoa o fato de o partido nunca ter dado suporte financeiro a Eduardo durante esse período no exterior. Internamente, o PL tem orientado, por ora, minimizar o mal-estar. A avaliação é que o desconforto parte mais dos filhos de Bolsonaro, e que tanto Jair quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro mantêm boa relação com Nikolas.