POLÍTICA


Lula será candidato em 2026 e vencerá as eleições, diz Rui Costa

Para o ministro, a recondução de Lula ao Planalto vai "pacificar e desenvolver o país"

Ailton Fernandes/Casa Civil

O ministro Rui Costa (Casa Civil) afirmou nesta segunda-feira (7) que o presidente Lula (PT) será candidato à reeleição em 2026 e sairá vitorioso. A fala foi feita em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Para o ministro, a recondução de Lula ao Planalto vai “pacificar e desenvolver o país”.

“O presidente será candidato em 2026. Disso eu não tenho a menor dúvida. Assim como não tenho dúvida de que ele ganhará a eleição”, disse Rui Costa.

Em discursos nas últimas semanas, Lula intensificou a postura de pré-candidato. Durante um evento da Petrobras na sexta (3), declarou: “Se tudo tiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”.

A afirmação ocorreu em meio a embates com o Congresso em torno da elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a suspensão dos decretos que tratam do tributo. A medida suspende tanto as normas editadas pelo presidente Lula, quanto o decreto legislativo aprovado pelo Legislativo. Moraes também designou uma audiência de conciliação no próximo dia 15 entre envolvidos no caso.