POLÍTICA


Otto diz que não vê dificuldades para reeleição de Lula em 2026

Segundo o senador, o presidente está "disposto, saudável e querendo a reeleição"

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou ao MundoBA, nesta segunda-feira (7), que não enxerga “grandes dificuldades” para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de 2026.

Para Otto, o governo federal paga o preço pelos altos juros na economia, o que seria, segundo ele, uma das causas da queda de popularidade de Lula.

“Os altos juros estão pegando, mas o presidente Lula tem feito uma ótima gestão. Temos uma queda no desemprego, a renda das famílias aumentou, o salário mínimo subiu acima da inflação, um aumento real. Agora, os juros altos derrubam mesmo a popularidade de qualquer um. Ainda tem muita obra para entregar, muita coisa para mostrar para o povo, acho que o presidente não terá dificuldade de reverter o quadro de popularidade”, disse Otto.

O senador ainda afirmou que a saúde do presidente está perfeita e que ele está “animado” para um possível quarto mandato.

“Conversei com o presidente Lula no 2 de Julho e achei ele muito vem, disposto saudável, querendo a reeleição. Ele não tem um adversário definido, tem muita gente aí que não quer ser candidato. Tem muita que quer e se coloca como o Ratinho Jr., que é do meu partido, o próprio Tarcísio de Freitas, que não se decidiu, está tudo muito incipiente. Tem muito precipitado também, preocupado antes da hora”, declarou o senador.