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Novo acordo firmado entre Brasil e China pode ter Bahia como ponto de partida de ferrovia até o Peru

Países assinaram acordo para estudar linha entre Ilhéus e o Peru, com foco na exportação para a Ásia

Foto: Divulgação

 

Os governos do Brasil e da China assinaram, nesta segunda-feira (7), um memorando de entendimento para a realização de estudos sobre a Ferrovia Transoceânica, corredor ferroviário que pode ligar o litoral da Bahia ao porto de Chancay, no Peru. A proposta é facilitar o escoamento de exportações brasileiras para a Ásia, especialmente para a China, reduzindo custos logísticos e tempo de transporte.

O projeto prevê a extensão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que já está em obras na cidade de Ilhéus, no interior baiano, e passaria por cinco estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao Pacífico. A nova rota pode reduzir de 40 para 28 dias o tempo de transporte entre América do Sul e Ásia.

A parceria foi firmada entre a estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway. A cerimônia de assinatura foi realizada de forma virtual, com participação de autoridades brasileiras e representantes da embaixada chinesa.

“Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte sustentável e resiliente, reconhecendo seu papel crítico no crescimento econômico, na conectividade e na sustentabilidade ambiental”, diz trecho do documento.

Além da ferrovia, o acordo prevê colaboração técnica entre os dois países para estudos sobre intermodalidade e sustentabilidade logística, incluindo hidrovias e rodovias. O destino final da linha, o porto de Chancay, foi inaugurado em 2024 com financiamento chinês e é considerado estratégico na chamada “Nova Rota da Seda”.