ECONOMIA


Trump impõe tarifa de 25% sobre importações do Japão e da Coreia do Sul a partir de agosto

A medida foi oficializada por meio de cartas enviadas aos líderes dos dois países

Foto: Shealah Craighead/White House

 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (7) a aplicação de uma tarifa mínima de 25% sobre todos os produtos importados do Japão e da Coreia do Sul, com início previsto para 1º de agosto de 2025. A medida foi oficializada por meio de cartas enviadas aos líderes dos dois países e divulgadas pelo republicano em sua rede social, a Truth Social.

Na mensagem destinada ao primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, Trump afirma que a nova alíquota será aplicada “separadamente de todas as tarifas setoriais já existentes”. O mesmo comunicado foi enviado ao presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, repetindo integralmente o conteúdo.

Em outra publicação, Trump também comentou a situação política do Brasil e demonstrou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto”, escreveu. “O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”