POLÍTICA


Lula reage a comentário de Trump sobre Bolsonaro e diz que o Brasil é soberano: ‘Não aceitaremos interferência’

O chefe da Casa Branca saiu em defesa do ex-presidente e pediu para que o deixassem em paz

Foto: Ricardo Stuckert | PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7), que a defesa do Brasil é de competência dos brasileiros e que o país não aceitará interferência externa. A mensagem foi publicada, nas redes sociais, em resposta à publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse Lula em suas redes sociais.

Nas redes sociais, o chefe da Casa Branca mencionou uma “caça às bruxas” ao defender Bolsonaro e pediu para que o deixassem em paz.

“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump.

Ao ser questionado sobre o assunto durante coletiva na Cúpula do Brics, Lula optou por não comentar sobre o assunto.

“Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. […]. Tenho coisa mais importante para comentar do que isso”, afirmou Lula. “Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono chamado ‘povo brasileiro’, portanto, deem palpite na sua vida e não na nossa”, acrescentou.