POLÍTICA


IOF: ‘Queremos uma taxação justa’, diz João Leão ao defender legalidade da decisão do Congresso

Nesta sexta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes suspendeu os efeitos de todos os decretos que tratam sobre o tributo

Foto: Reprodução/redes sociais

 

O deputado federal João Leão (PP) criticou, por meio das redes sociais, a polarização entre ricos e pobres, tema que passou a ser discutido após a derrubada do decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF [Imposto sobre Operações Financeiras].

Conforme o texto publicado, Leão defende uma “taxação justa” para as classes sociais. “Sobre taxação: Ninguém quer ser taxado. O que se quer é uma taxação justa. O seu direito vai até onde encontra o meu direito. O que é justo!”, escreveu.

Com a derrubada do decreto, a base governista fez críticas à legalidade da decisão do Legislativo. No entanto, o parlamentar rebateu os comentários. “Se diz que a derrubada do IOF é inconstitucional. Ora, se o Congresso derrubou, é porque tinha legalidade constitucional de derrubar. Em síntese, deixou de ser inconstitucional”, acrescentou o deputado.

Nesta sexta-feira (4) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos de todos os decretos que tratam sobre o IOF, tanto por parte do governo federal quanto do Congresso Nacional.

Ele também determinou uma audiência de conciliação entre as partes, marcada para acontecer no dia 15 de julho.