BAHIA


Bahia registra segundo maior número de turistas internacionais da história no 1º semestre de 2025

Estado recebeu quase 100 mil visitantes de outros países entre janeiro e junho

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

A Bahia segue se destacando no cenário do turismo internacional. De janeiro a junho de 2025, o estado recebeu 99.958 turistas vindos de outros países, o segundo melhor resultado da série histórica, atrás apenas de 2007, quando pouco mais de 101 mil visitantes internacionais chegaram à Bahia. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com base em informações da Polícia Federal.

O desempenho expressivo, segundo o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, é resultado direto dos investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e ações de promoção do destino baiano em mercados estratégicos. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

Em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 61.669 turistas internacionais, o aumento é de 62%. Somente no mês de junho, mais de 8 mil estrangeiros desembarcaram no estado — um crescimento de mais de 50% em relação a junho do ano anterior.

Para Isac Lima, proprietário da agência Cassi Turismo, o resultado é natural diante do potencial do estado. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo. Além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”, destacou.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.