ECONOMIA


Nova lei do carro popular: Veja quanto custariam os veículos mais baratos sem IPI

Governo federal planeja benefício fiscal para incentivar modelos de baixa emissão no mercado automotivo

Foto: Chevrolet

 

Nos próximos dias, o governo federal deve anunciar um programa especial visando a redução de impostos para carros 0km de entrada. A iniciativa, denominada “IPI Verde”, busca premiar veículos com baixa emissão de poluentes, em conjunto com o novo Programa Carro Sustentável, que propõe reduzir impostos para modelos 1.0 flex de baixo custo. Essa proposta remonta aos anos 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Mello aplicou uma redução do IPI para veículos pequenos, lançando modelos icônicos como o Fiat Mille e o VW Gol 1000. Fonte: Valor Econômico

A ideia atual, ainda em discussão entre o Ministério da Economia e a Presidência, é incentivar o uso de soluções mais sustentáveis, como o etanol, considerado um combustível de baixa poluição. Todos os modelos 1.0 aspirados disponíveis no mercado hoje poderiam ser elegíveis, exceto aqueles com motor turbo, potência acima de 90 cv, importados ou que não atendem aos critérios mínimos de reciclabilidade e eficiência energética. A lista inicial contempla os oito carros mais econômicos do Brasil, mas o programa pode incluir mais modelos.

Entre os modelos destacados, o Renault Kwid e o Fiat Mobi frequentemente disputam o posto de carro mais acessível do país. O Kwid, por exemplo, oferece direção elétrica, ar-condicionado, quatro airbags, entre outros itens de série. No entanto, sua versão elétrica, que custa cerca de R$ 99.990, não será beneficiada pelo programa. Já o Fiat Mobi, apesar de espartano, mantém-se competitivo no mercado. Outros modelos como o Citroën C3, Peugeot 208 e Chevrolet Onix também figuram entre os beneficiados, cada um com características próprias que os tornam atraentes para os consumidores que buscam economia e praticidade.

Com o novo programa, o governo espera reativar o segmento de veículos de entrada, utilizando critérios técnicos e ambientais para a concessão dos benefícios fiscais. No entanto, não há garantias de que essa redução de impostos será repassada ao consumidor final. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie oficialmente essas medidas em breve, com previsão de vigência até o final de 2026.

Confira possíveis preços com isenção do IPI

Renault Kwid 

Versão: Renault Kwid Zen 1.0 

Preço original: R$ 79.790 

Preço sem IPI (7%): R$ 74.013 

Motor: 1.0 SCe 12V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm 

 

Fiat Mobi 

Versão: Fiat Mobi Like 1.0 

Preço original: R$ 80.990 

Preço sem IPI (7%): R$ 75.321 

Motor: 1.0 Firefly 6V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm 

 

Citroën C3 

Versão: Citroën C3 Live 1.0 

Preço original: R$ 81.400 (R$ 73.990 praticado) 

Preço sem IPI (7%): R$ 75.702 

Motor: 1.0 Firefly 6V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm  

 

Fiat Argo 

Versão: Fiat Argo 1.0 

Preço original: R$ 91.990 

Preço sem IPI (7%): R$ 85.551 

Motor: 1.0 Firefly 6V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm 

 

Peugeot 208 

Versão: Peugeot 208 Active 1.0 

Preço original: R$ 91.990 (R$ 81.490 praticado) 

Preço sem IPI (7%): R$ 85.551 

Motor: 1.0 Firefly 6V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm 

 

Chevrolet Onix Hatch 

Versão: Chevrolet Onix MT 1.0 

Preço original: R$ 94.900 

Preço sem IPI (7%): R$ 88.257 

Motor: 1.0 CSS Prime 12V 

Câmbio: Manual de 6 marchas 

Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm 

 

Hyundai HB20 Hatch 

Versão: Hyundai HB20 Comfort 1.0 

Preço original: R$ 95.790 

Preço sem IPI (7%): R$ 89.085 

Motor: 1.0 Kappa 12V 

Câmbio: manual de 6 marchas 

Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm 

 

Volkswagen Polo 

Versão: Volkswagen Polo Track 1.0 

Preço original: R$ 95.790 

Preço sem IPI (7%): R$ 89.085 

Motor: 1.0 MPI 12V 

Câmbio: manual de 5 marchas 

Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm 

 

Isenção deve valer até o fim de 2026 

Com o Carro Sustentável, o governo tentará reativar esse segmento em um contexto bem diferente das tentativas anteriores. A diferença é que, desta vez, os critérios são técnicos e ambientais, e não há nada que garanta uma redução de preços ao consumidor final. Sendo assim, grupos automotivos como a Stellantis, que tem boa parte de seus modelos vendidos com descontos consideráveis no seu site oficial e na rede de concessionárias, podem acabar não repassando esse valor, mantendo os valores praticados em promoções sem data para acabar e disponíveis para todos os compradores. 

O anúncio oficial deve ser feito nas próximas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a expectativa é que as medidas estejam em vigor até o fim de 2026, quando o novo regime tributário deve entrar em vigor, com a possível criação de um Imposto Seletivo sobre o consumo.