POLÍTICA


Defesa de Zambelli nega que parlamentar esteja foragida: ‘Está à disposição das autoridades italianas’

Deputada licenciada foi embora do Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

O advogado da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), Fábio Pagnozzi, negou nesta quinta-feira (3) que a parlamentar esteja foragida e afirmou que ela está à disposição das autoridades da Itália.

“Então esse boato que ela está escondida? Não. Ela não está escondida. Ela está à disposição das autoridades italianas”, disse Pagnozzi em entrevista à CNN.

Zambelli deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença também determinou a perda do mandato parlamentar.

O nome da deputada chegou a ser incluído na lista da Interpol por determinação do ministro Alexandre de Moraes, que também ordenou o bloqueio de contas bancárias, bens e imóveis, além da prisão preventiva.

Pagnozzi classificou como precipitada a decisão do embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, que solicitou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano a extradição de Zambelli.

“Quando o embaixador se antecipou dizendo que a polícia italiana estava atrás da deputada Carla Zambelli. Eu falo de novo que a deputada Carla não está foragida na Itália. E de novo, não é porque ela é protegida em solo italiano. É porque a Itália precisa receber o processo. O Ministério da Justiça Italiano precisa que esse processo seja traduzido de forma oficial e não simplesmente baseado num pedido político. Então, o Ministério da Justiça Italiano já está sabendo, ele oficializou a defesa da deputada na Itália? Não”, declarou.

O advogado também afirmou que Zambelli se apresentará à Justiça italiana assim que for formalmente solicitada.