ECONOMIA


Bolsas europeias fecham em alta com foco em tarifas e emprego nos EUA

Mercado acompanha negociações comerciais, dados do payroll e expectativas sobre juros na zona do euro

Foto: Reprodução/Freepik

 

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (3), impulsionadas pelo otimismo em torno de negociações comerciais entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, além da divulgação de dados de emprego nos EUA e da ata do Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,47%, a 543,76 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,55%, enquanto o DAX de Frankfurt ganhou 0,61%. O CAC 40, em Paris, teve alta de 0,21%.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE está pronta para um acordo sobre tarifas com os EUA, mas também preparada para um cenário sem consenso. O prazo para o fim da pausa tarifária americana termina em 9 de julho.

Nos Estados Unidos, o relatório de empregos (payroll) indicou a criação de 147 mil vagas em junho, resultado dentro das expectativas dos analistas, que previam de 70 mil a 160 mil.

A ata do BCE, também divulgada nesta quinta, mostrou que a equipe técnica da instituição prevê mais dois cortes de juros até o fim de 2025, após a redução de 25 pontos-base realizada em junho.

Outros mercados europeus também registraram ganhos: o PSI 20 de Lisboa subiu 1,60%, alcançando o maior patamar desde abril de 2014. Em Madri, o Ibex35 teve alta de 0,98%, e em Milão, o FTSE MIB avançou 0,40%.