BAHIA


MP aponta que todos os municípios do estado prestaram contas do São João

Procurador-geral Pedro Maia celebrou transparência durante evento do 2 de Julho

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

Com informações do repórter Lucas Franco

Durante os festejos pelos 202 anos da Independência da Bahia, celebrados nesta quarta-feira (2), no bairro da Lapinha, em Salvador, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia afirmou que os 417 municípios baianos prestaram contas sobre os gastos com os festejos juninos de 2025.

Segundo ele, a prestação de contas foi feita por meio do portal “Fechados e Unidos”, iniciativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que está em seu terceiro ano e tem como objetivo garantir a transparência e o controle social sobre os recursos públicos.

“Todos os municípios entregaram as informações dentro do prazo estabelecido. Agora estamos aguardando apenas os dados finais de contratações feitas na última hora, cujo prazo se encerra em 31 de julho”, disse Maia.

Transparência
O procurador ressaltou que a atuação do MP-BA se pauta pela valorização da transparência e do estado democrático de direito. “Transparência é um valor fundamental. O MP da Bahia dá exemplo: recebemos nota máxima do Conselho Nacional do Ministério Público e também da associação dos tribunais de contas dos estados”, destacou.

A ferramenta, segundo o MP, permite que qualquer cidadão acompanhe os gastos públicos com festas, especialmente em períodos como o São João, que movimentam grandes quantias nas cidades do interior.