BAHIA


Eden alerta sobre importância do 2 de Julho: ‘Liberdade ainda é pauta atual’

Presidente do PT-BA celebrou o papel do povo baiano na verdadeira independência do Brasil

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

Com informações do repórter Lucas Franco

Durante os festejos deste 2 de Julho, no bairro da Lapinha, em Salvador, o presidente do PT na Bahia, Eden Valadares, ressaltou o simbolismo da data para a história e a identidade do povo baiano. Em entrevista ao MundoBA, ele afirmou que a celebração é, antes de tudo, um ato de cidadania.

“O 2 de Julho é a data máxima da cidadania baiana, a gente está aqui para celebrar a memória da independência da Bahia e do Brasil. É fundamental lembrar que a independência e a liberdade ainda são pautas atuais”, declarou Eden.

Eden ainda relacionou o passado com os desafios atuais da democracia brasileira. “Não podemos esquecer que no dia 8 de janeiro de 2023 houve a tentativa de golpe nesse país. Os valores do 2 de Julho ainda devem ser luta do dia a dia”, concluiu.

Por fim, ele destaca que o sentimento sempre esteve presente na população, mesmo antes do reconhecimento nacional recente. Além disso, o dirigente também lembra dos protagonistas do processo de independência, exaltando não apenas os heróis históricos, mas também os personagens anônimos que lutaram pela liberdade, representados pelas figuras do Caboclo e da Cabocla.