SALVADOR


Prefeitura de Salvador destina R$ 400 mil ao IGHB para garantir funcionamento e preservar acervo

Assinatura do contrato aconteceu nesta terça-feira (1º), com a presença do prefeito Bruno Reis

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador firmou, nesta terça-feira (1º), um convênio com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) para repasse de recursos destinados à manutenção da instituição e realização de atividades culturais. O investimento inicial é de R$ 400 mil.

A assinatura do contrato aconteceu na sede do IGHB, na Praça da Piedade, com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do presidente do instituto, Joaci Góes.

“O IGHB estava na iminência de fechar as suas portas, pela suspensão dos repasses destinados em lei para manutenção do instituto pelo estado. A Prefeitura assume mais esta responsabilidade de atribuição, para garantir a preservação da nossa história”, destacou Bruno Reis. “Na véspera do 2 de Julho, não poderia haver um momento mais adequado e propício para assinarmos essa ordem para repasse dos recursos”, acrescentou o gestor.

Na ocasião, o prefeito assumiu o compromisso de viabilizar mais investimentos, desta vez para restaurar o prédio do IGHB. “Também vamos aprovar, seja pelo Viva Cultura municipal, seja em leis de incentivos, como a Rouanet, um projeto para a digitalização dos livros históricos e todos os arquivos do instituto para preservar, eternizar e permitir que todos possam ter acesso às informações da história do povo baiano”.